logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre angústia, esperança e confiança em Deus?

Quando comecei a escrever sobre angústia, percebi que outros dois assuntos estão totalmente relacionados a ele e, portanto, precisamos trabalhá-los juntos: esperança e confiança em Deus.
Só conseguimos, verdadeiramente, descansar frente às situações que passamos quando temos Deus como amigo íntimo e entendemos seu amor como Senhor em nossas vidas.
Em uma aula que participei há um tempo, nossa professora nos trouxe um exemplo simples, que vemos em nosso cotidiano, que me marcou muito e me permitiu entender claramente o que é confiar em Deus, tendo a esperança de que Ele cuida de nós, mesmo nos momentos de dor e dificuldade.
“Certa vez uma criança precisou ir ao posto de saúde tomar uma vacina, e, ao chegar lá, ela perguntou ao pai: “papai, vai doer”? Ao contrário dos outros pais que estavam ali, que diziam para seus filhos que não ia doer nada, mas que estes saíam da sala de vacinas em prantos e morrendo de dor, este pai foi sincero e disse: “filho, tomar a vacina vai doer um pouco sim, você vai sentir uma picada no começo, mas logo vai passar. Não se preocupe, o papai está aqui com você o tempo todo, e, quando você sentir a dor, se tiver medo, aperte o braço do pai com muita força, pode apertar mesmo, eu estarei sempre aqui com você”. E assim foi. Na hora da picada, o menino agarrou firme no braço do pai, fechou bem os olhos, mordeu os lábios aguentando a dor, até passar por aquilo. No fim, eles saíram de lá e a criança nem chorou, ela transferiu toda a dor, o excesso de carga daquela situação, para os braços do pai. Então saíram de lá e foram tomar um sorvete, e, no fim, o filho disse ao pai dando risada: “ah pai, nem doeu tanto assim!”

Como é bom sabermos que temos um pai que cuida de nós e sempre está com os braços prontos para nos alcançar, e com os ouvidos preparados para nos ouvir.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59:1)

Muitas situações que passamos nos causam dor, choro, angústia, e, se quisermos passar sozinhos por elas, será muito mais penoso e doloroso do que se pegarmos nos braços do nosso Pai e apertarmos. Ele nos dá a segurança e o descanso de que precisamos.
Quando confiamos plenamente em Deus, e cremos que Ele está no controle de todas as situações, vem sobre nós esperança, fé e uma paz que excede todo entendimento.
Pare um instante e relembre agora de tudo o que Deus já fez por você.

“Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus,
por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também
nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes,
e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:1-2)

Se estiver um pouco difícil de lembrar, reflita se você realmente está permitindo que Deus cuide de você e das situações em sua vida.

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de
mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei,
a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.”
(Salmos 42:11)

Quando estiver desanimado, ponha a sua esperança em Cristo, que é a luz para seus caminhos.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:28-29)

Em se tratando de nosso trabalho profissional secular, Deus nos mostra desde os tempos antigos a necessidade de que devemos ter ao menos um dia de pleno descanso do corpo:

“Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia é o sábado do descanso,
santo, santo dia de reunião. Deve fazer nenhum trabalho.”
(Levítico 23:3)

Desse modo, até em nosso descanso glorificamos e declaramos que Deus é nosso provedor e que Ele trabalha para aqueles que Nele esperam, “porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).
[Veja: – O que a aprendi com a Bíblia sobre guardar um dia da semana para descanso (shabat)? - Pg. 89]
O descanso do nosso corpo físico é necessário para que possamos estar bem para os desafios do próximo dia; no Salmo 127:2 , o Senhor nos diz que não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Ele quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.
Perceba que podemos olhar para o nosso sono, como um termômetro da nossa confiança em Deus.

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor,
me fazes viver em segurança.”
(Salmos 4:8)

“Eu me deito, e durmo tranquilo,
e depois acordo porque o SENHOR me protege.”
(Salmos 3:5, NTLH)

Com o Senhor no controle, não ficamos paralisados, simplesmente DESCANSAMOS, emocional e espiritualmente. Entregue seus sonhos, suas expectativas, medos e desejos nas mãos de Deus e se submeta a Sua perfeita vontade. Assim, sua esperança não poderá ser abalada.
Lembre-se: a expectativa pode gerar frustração, mas a fé gera a esperança.
Confie em Deus!

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você tem estado angustiado(a) e percebe que as setas de Satanás têm entrado em seu coração dizendo que Deus te abandonou, esqueceu de você e que você não pode confiar no Senhor porque Ele não escuta as suas orações, quero agora orar com você para restauração desta aliança de confiança com o Pai.

“Pai, em nome de Jesus quero colocar diante de Ti todas as situações e circunstâncias que tem me tirado o sono e me deixado angustiado(a).
Reconheço, Senhor, que tenho tentado resolver as coisas com a força do meu braço e não tenho buscado em Ti a direção para as minhas dificuldades.
Perdão, Pai, porque tenho tentado fazer o seu papel de provedor em minha vida e carregado um fardo mais pesado do que Você pediu para eu levar.
Quero agora, Senhor, colocar nas Suas mãos todas estas situações, (fale quais são as situações), para poder descansar em Ti, Jesus, que levou sobre Si todas as minhas angústias.
Obrigado, Pai, porque a sua palavra me garante que a Sua mão não está encolhida para me alcançar, por isso sei que você não vai se esquecer nem me abandonar e também o seu ouvido não está agravado para ouvir as minhas orações.
Senhor, obrigado pelo Seu imenso amor por mim, sei que somente em Ti posso confiar, porque o Senhor não muda e sabe o que é melhor para mim em todo o tempo.
Eu decido descansar em Ti e deixar o Senhor ir à frente e julgar a minha causa.
Eu oro, Pai, em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou,
porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.”
(Gênesis 2:3)

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”
(Êxodo 20:8-11)

“Confia no SENHOR de todo o teu coração
e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)

“Confia ao SENHOR as tuas obras,
e os teus desígnios serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3)

“Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará.” (Provérbios 20:22)

“O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.”
(Salmos 9:9-10)

“O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;”
(Salmos 23:1- 2)

“Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti
ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que,
sem motivo, agem traiçoeiramente.”
(Salmos 25:2-3)
“Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”
(Salmos 25:5)

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração;
espera, pois, pelo SENHOR.” (Salmos 27:14)

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!”
(Salmos 31:24)

“Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo.”
(Salmos 33:20)

“Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.” (Salmos 33:22)

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito abatido.” (Salmos 34:18)

“Mas agora, Senhor, que hei de esperar?
Minha esperança está em ti.” (Salmos 39:7)

“Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do
homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva
a cabo os seus maus desígnios.” (Salmos 37:7)

“Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem,
sobre os que esperam na sua misericórdia.”
(Salmos 33:18)

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim
e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40:1)
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele,
meu auxílio e Deus meu.” (Salmos 42:5)

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42:11)

“Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá;
jamais permitirá que o justo seja abalado.”
(Salmos 55:22)

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa;
dele vem a minha salvação.” (Salmos 62:1)

“Descanse somente em Deus, ó minha alma;
dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5)

“Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.”
(Salmos 65:5)

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!
Deus é a nossa salvação.” (Salmos 68:19)

“No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.”
(Salmos 86:7)

“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte,
Deus meu, em quem confio.” (Salmos 91:1-2)
“Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero.”
(Salmos 119:114)

“Tribulação e angústia me atingiram,
mas os teus mandamentos são o meu prazer.”
(Salmos 119:143)

“Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.” (Salmos 147:11)

“Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele
cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.”
(Isaías 26:3)

“Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força.
Mas não quisestes.” (Isaías 30:15)

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom;
o seu amor dura para sempre. Assim o digam os que o Senhor resgatou, os que livrou das mãos do adversário e reuniu de outras terras, do oriente e do ocidente, do norte e do sul. Perambularam pelo deserto e por terras áridas sem encontrar cidade habitada. Estavam famintos e sedentos;
sua vida ia se esvaindo. Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou da tribulação em que se encontravam e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada. Que eles deem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens, porque ele sacia o sedentoe satisfaz plenamente o faminto. Assentaram-se nas trevas e na sombra mortal, aflitos, acorrentados, pois se rebelaram contra as palavras de Deus e desprezaram os desígnios do Altíssimo. Por isso ele os sujeitou a trabalhos pesados; eles tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele os tirou das trevas e da sombra mortal e
quebrou as correntes que os prendiam.”
(Salmos 107:1-14)

“Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
(Isaías 40:31)

“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” (Jeremias 17:7)

“Bom é o SENHOR para os que esperam por ele,
para a alma que o busca.” (Lamentações 3:25)

“A fé e o amor vêm por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.” (Colossenses 1:5)

“Sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos. Podemos depositar a nossa esperança em muita coisa
no trabalho, em relacionamentos, na nossa inteligência,
na nossa conta bancária, na nossa força, etc. Mas nenhuma
dessas coisas é infalível, podem mudar com o tempo.”
(Efésios 1:18)

“Todo aquele que nele tem esta esperança
purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 João 3:3)

“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5:5)
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
(Mateus 11:28-30)

“Senhor, no meio da aflição te buscaram;
quando os disciplinaste sussurraram uma oração.”
(Isaías 26:16)

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus 11:1)

“Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa
das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair,
seguindo aquele exemplo de desobediência.” (Hebreus 4:9-11)

“Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Uma fé fraca pode-se tornar numa fé forte com a ajuda de Deus. A Bíblia diz em Marcos 9:24 “Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.” (Hebreus 10:38)

“e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.”
(Salmos 50:15)

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
(Romanos 12:2)
“Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação
em que se encontravam.” (Salmos 107:28)
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”
(2 Coríntios 1:3-4)

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.
Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança.” (Apocalipse 21:4-5)

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”
(Romanos 10:17)

“Não tira os seus olhos do justo; ele o coloca nos tronos com os reis
e o exalta para sempre. Mas, se os homens forem acorrentados,
presos firmemente com as cordas da aflição, ele lhes dirá o que fizeram, que pecaram com arrogância.” (Jó 36:7-9)

“Mas em sua angústia eles se voltaram para o Senhor,
o Deus de Israel; buscaram-no, e ele deixou que o encontrassem.”
(2 Crônicas 15:4)