logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre vícios e Deus ser nossa fonte?

A palavra nos mostra, em Gênesis 1:26-28, que nós não fomos criados para ser dominados, mas, sim, dominarmos sobre todas as coisas.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves ds céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1:26-28)

Todo aquele que é dominado por um vício se torna cativo, preso, amarrado a ele. Em Gálatas 5:13, a palavra nos diz que fomos chamados para sermos livres.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gálatas 5:13)

Podemos enumerar vários tipos de vícios (sexo, drogas, internet, trabalho, dinheiro, álcool, televisão, refrigerante, jogos como cartas ou videogame, chocolate, pornografia, futebol, cigarro, etc.), porém, todos eles, para se tornarem um vício em nossas vidas foram construídos, dia após dia até se tornar um hábito e nossa referência de fonte de prazer ou válvula de escape.
Muitas vezes, o início de um vício ocorre por uma grande decepção ou trauma. Depositamos nossas expectativas nas pessoas, ao passo que deveríamos colocá-las em Deus, que sempre tem o que é bom, perfeito e agradável para nós.
Deus quer que façamos Dele nossa fonte de alegria, prazer, paz, segurança, amor, de modo que não precisemos recorrer a válvulas de escape, se, por Jesus, temos acesso à Fonte destas bençãos.
Quando entendemos que não fomos chamados para a escravidão, precisamos tomar uma decisão firme e nos posicionarmos em alguns pontos, uma vez que estamos cativos em um vício:
1) Reconhecer que caiu e entregar o orgulho, aceitando a ajuda de Jesus para se levantar novamente.
2) Entender que você foi chamado para dominar sobre todas as coisas e não ser dominado.
3) Desligar-se completamente dessa fonte errada e enganosa de prazer, e se ligar novamente a Deus, sua fonte inesgotável (João 4:11, Salmos 1:1-2).
4) Desconstruir este mau hábito que te deixa escravo, e reconstruir um bom hábito, conforme os padrões e a vontade de Deus.
Somos aquilo que repetidamente fazemos, ou seja, nossa condição atual mostra onde estamos, mas não quem nós somos. [Veja: O que aprendi com a Bíblia sobre Identidade, quem nós somos em Cristo? - Pg. 99]
Somente com Jesus podemos sair da nossa condição atual e voltarmos para a condição original, que Deus nos planejou, para estar e ser quem Ele nos chamou para ser.
Cada um de nós foi chamado para ser canal do amor de Deus para abençoar a vida de outras pessoas que precisam.
Aqueles que conseguiram superar as mesmas dificuldades que nós estamos passamos, são pessoas que podem nos apoiar na caminhada para vencer o vício; por isso, buscar auxílio não é vergonha, mas sim uma decisão madura de se libertar e esta liberdade só depende da sua decisão.

 

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), ao olhar para dentro de si você se enxerga preso em algum vício que tem sido fonte de fuga, alívio ou prazer?
Se a resposta for sim, então quero encorajá-lo(a) a buscar ajuda junto àquele que é o maior interessado em vê-lo livre deste cativeiro, o Senhor Jesus.
Por isso, se você quer decidir hoje entregar este vício ao Senhor e sair do domínio desta prisão, me acompanhe nesta oração.

“Pai, quero Te louvar pelo Seu imenso amor por minha vida e por não ter tirado Seus olhos de mim todo este tempo.
Hoje quero tomar uma decisão muito importante e preciso muito do Senhor comigo, pois sozinho eu não consigo.
Jesus, quero entregar nas tuas mãos este vício (diga para Jesus o que tem te feito escravo), tenho sido escravo deste mau hábito que entristece o seu coração e aprendi que o Senhor me chamou para ter domínio sobre as minhas vontades e devo dominar sobre elas.
Senhor, quero estar no centro da Sua vontade, por isso, eu decido sair deste cativeiro que tenho estado há tanto tempo.
Me ajuda a matar diariamente a minha vontade contaminada, para descontruir os maus hábitos do velho homem e reconstruir em mim uma nova criatura a imagem e semelhança de Cristo.
Quero me desligar agora de tudo aquilo que estava me levando a morte e afastava de Ti.
Me dá estratégia, Senhor, e levanta pessoas que sejam canal do Seu amor em minha vida para eu conseguir suportar a minha carne.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

 

Mais Versículos

“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.” (Provérbios 23:29-35)

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1-2)

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução,mas enchei-vos do Espírito...” (Efésios 5:18)

“Falou também o SENHOR a Arão, dizendo:Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação,para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santoe o profano e entre o imundo e o limpo...”(Levítico 10:8-10)

“...invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”(Gálatas 5:21-23)

“Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.” (Salmos 42:7)

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38)

“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora;todo aquele que por eles é vencido não é sábio.”(Provérbios 20:1)

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

“Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza;e a sonolência vestirá de trapos o homem.” (Provérbios 23:19-21)

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13)

“Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Isaías 5:11)

“Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo;onde, pois, tens a água viva?” (João 4:11)

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.” (Isaías 5:20-24)

“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos,e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6:11-14)

“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes...”(Romanos 13:13)

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Coríntios 6:9-12)

“Se dissermos que não temos pecado nenhum,a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:8-9)

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário doEspírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus,e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)

“Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.” (1 Timóteo 5:23)

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana;mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados alémdas vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação,vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)