logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre sexo, sexualidade e nosso chamado à pureza?

Falamos um pouco, no tópico sobre “Identidade”, que nem tudo o que fazemos só porque é gostoso e prazeroso é bom para nós e é conforme a vontade de Deus.
Vimos, também, que você é aquilo que Deus diz que você é, e não a condição em que você está é que determina verdadeiramente o que você é.
Só porque você gosta de algo, não significa que você é aquilo que você gosta.
Não é o que você faz que define a sua identidade, mas sim a sua identidade é que determina e guia o que você faz.
Quem Deus diz que você é em Nele? Qual é a sua identidade?
O que é a verdade de Deus e o que é a mentira do diabo?
Quando falamos de sexo, ato sexual, relação sexual, vemos Deus nos mostrando, em sua palavra, pontos bem claros acerca deste assunto.
Tanto para o homem como para a mulher, o sexo é um presente dado por Deus debaixo da aliança do casamento.
Muitos têm usado do sexo única e exclusivamente para buscar o próprio prazer, ao passo que ele deveria ser usado para fortalecer a união e a comunhão.
Novamente, gostaria de citar algumas ilustrações adaptadas do meu querido amigo e pastor Jorge Guerra que ele ministra em seus seminários sobre sexualidade.
Adão andava nu, sem sentir vergonha por estar assim, podendo comer das frutas mais deliciosas e doces do jardim diretamente do pé, pegava qualquer uma, mordia um pedaço e jogava fora, não se preocupe, a fruta não fica podre no jardim do Éden; continua andando e pisa no cocô de um bicho que passou por ali, mas não tem problema, Adão não pega frieira, ele não fica doente.
Adão entra no mar pra nadar um pouco e, quando ele menos espera, uma onda gigante dá um caldo nele, mas calma, Adão não morre afogado, não sei porque mas ele não morre, nesse meio tempo a maré leva ele lá pro fundão quase sem dar pé, aí ele pega na barbatana de um tubarão branco e vem tranquilão quase até a margem, mas você pergunta, o tubarão não vai comer Adão?, não, afinal antes do pecado não existia a morte, então o tubarão não comeria Adão. Saindo da praia ele senta debaixo de um coqueiro e encosta na barriga peluda de um leão bem fofudo e tira uma sonequinha de meia hora. Calma, o leão também não come Adão!
Aí você pergunta, como pode ter leão na praia? Ora, naquela época era uma porção de terra única, ou seja, tudo era interligado, tudo em um só lugar, somente depois do dilúvio que a terra foi separada, formando a Pangeia.
Não chovia naquela época, subia apenas um orvalho e depois regava a terra.
Adão não ficava gripado, não adoecia, essa era a vida dele.
Olhando para esta ilustração eu te pergunto: será que Adão tinha prazer?
Claro que Adão tinha prazer. Éden significa prazer, lugar de prazer.
Deus sabia onde estava colocando o homem, Ele disse para ele dominar, sujeitar os prazeres.
Deus colocou Adão em um lugar de prazer, e nós também, a grande questão é aprendermos a dominar sobre tudo isso.
Nós criamos um monte de regras, de que não podemos isso, não podemos aquilo, porém ser cristão é entender uma coisa muito simples, quem domina quem?
Você é quem domina um sentimento, um desejo, ou é ele que descontrola você e te governa, quem domina quem?
O que domina e descontrola você está errado. Você tem que dominar sobre os desejos.
É igual ao fogo, o fogo como escravo é uma maravilha, você esquenta a comida, se aquece, mas você larga ele no meio de uma plantação e vê o que acontece, ele queima toda a plantação, você e tudo o que estiver em volta dele se ele estiver sem controle, o fogo como senhor é terrível.
O Seu desejo sem controle acaba com você, o Seu prazer, este culto egoísta que vivemos ao nosso próprio prazer, acaba com você, ele tem que estar sobre domínio, tem que ter limites, sobre regras, e Deus coloca estes limites.
Deus nos chama para dominarmos sobre isso.
Aí você me pergunta, porque a mulher foi criada por Deus então se ele já tinha prazer?
Eva foi criada para ministrar na solidão de Adão.

“Pois não é bom que o homem esteja só.” (Gênesis 2:18)

O nosso primeiro objetivo é conhecer a Deus, o nosso criador.
É impossível amarmos alguém que não conhecemos, por isso precisamos entrar em intimidade com Deus, termos um relacionamento com ele para conhecê-Lo.
Primeiro mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas, você tem que ter relacionamento com Ele.
Quando você verdadeiramente conhece a Deus, o seu criador, ele é a melhor pessoa para dizer quem você é.
Conhecer a você vem a partir de Deus, não dá para conhecer a nós mesmos longe de Deus, Deus é quem revela quem nós somos.
Somente Deus é quem pode revelar quem você é quando você está em intimidade com Ele.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

Conhecerá a mentira e a mentira irá te aprisionar (frase do autor). Satanás tem aprisionado muitos através da Mentira.
Você precisa conhecer a Deus para Ele te libertar das mentiras de Satanás através de Jesus a revelação do Deus pai?
Muitas vezes, muitas mentiras entram pela nossa própria casa, pela boca dos nossos pais, que são mentiras, como por exemplo em frases como estas: “você não presta”; “você não vale nada”, “você é um lixo”; “você só sabe estragar tudo”; “você não consegue fazer nada sozinho”; “você é um(a) sem vergonha”. Quem disse que Deus também acha isso e está dizendo isso para você?
Ele é Seu pai, e se você não entrar em intimidade com Ele e ouvir o que Ele está falando, fica muito difícil você crer.
Fica muito difícil você mudar e sair da prisão que Satanás te colocou usando a boca ou atitudes dos nosso próprios pais contra nós.
Você tem que ouvir a Deus, o seu Pai, Ele diz assim: “Eu não tenho pensamentos de maldade para você”.
A verdade de Deus sobre nós, nos liberta completamente e Ele quer nos tirar destas prisões onde fomos colocados.
Adão estava sozinho no Éden, e Deus disse que não era bom que ele ficasse só (Gênesis 2:18, 21-23).

“Não é bom que o homem fique só” e deu Eva a Adão para ministrar em sua solidão. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.” (Gênesis 2:18, 21-23)

Na concepção de Deus, não tem como ficar sozinho dentro de uma relação sexual, pois a relação sexual celebra o fim da solidão.
Mas, na concepção de Satanás, sim. Hoje o sexo e a relação sexual ficaram tão banalizados que eu uso o seu corpo, você usa o meu, não importa se eu te conheço ou não, quero apenas te usar para ter, sentir prazer.
Isso não é o sexo criado por Deus, mas, sim, a imoralidade sexual de Satanás.
Sexo é mais que prazer, sexo é amor, carinho, comunhão, prazer, procriação, intimidade, compromisso, confiança e aliança.
Aliança é compromisso, e não se rompe uma aliança, Adão rompeu a aliança com Deus e Jesus veio restaurar a aliança com Deus.
Gostar de alguma coisa ou alguém nos coloca no centro dessa relação. Veja este exemplo: Uma pessoa pode gostar de um X-Salada com muita maionese e catchup, mas sem mostarda, você já pode gostar do seu lanche de um outro jeito totalmente diferente ou até preferir um cachorro quente ou uma pizza. É um gosto, e você quem decide, quando você simplesmente gosta de alguém é exatamente a mesma coisa: “Prefiro uma pessoa morena e alta, por exemplo”, você é o centro desta relação, você é quem decide o que gosta ou não.
Este não é o padrão de Deus quando AMAMOS verdadeiramente alguém.”
Amados, estas ilustrações nos trazem muita clareza sobre a vontade e o padrão de Deus para o sexo.
Deus nos chamou não só para gostar do outro, mas, sim, AMAR o outro. Quem ama faz o que é melhor para você e não o que você quer. Lascívia é querer o que é do outro.
Temos que tirar o sexo do altar de idolatria. Devemos ter o sexo em nossa vida de modo saudável, como Deus o planejou, debaixo da aliança do casamento e não como Satanás, usando-o de modo deturpado e fora do padrão de Deus. Quando lemos Romanos 1:18-31, vemos qual é o padrão de Deus para o sexo natural.

“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. (IDOLATRIA) Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; (LESBIANISMO) semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. (CONDENAÇÃO DESTA PRÁTICA)nE, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Romanos 1:18-31, comentários do autor.)

Você não precisa potencializar a sua relação com o sexo oral ou anal. Cuidado com a lei da semeadura, você escolhe o que você vai plantar, e você vai colher exatamente o que você plantou.
Se você plantar, regar algo fora do padrão de Deus, você vai colher algo totalmente fora do padrão de Deus e nos moldes de Satanás.
Indo direto ao ponto e sem rodeios, se você cultivar e semear na sua relação conjugal a perversão, você colherá os frutos disso, como, por exemplo, uma possível traição, e a queda em outros pecados condenados por Deus, que lhe levará à morte espiritual e à condenação, separação eterna de Deus.
Quando você e o seu prazer se tornam o centro da relação, você está totalmente fora dos princípios e propósitos do Senhor.
Deus criou o sexo para que você e seu cônjuge sejam a sombra daquilo que Ele quer que você tenha com Ele: INTIMIDADE e COMUNHÃO.
O Senhor nos permite, através do sexo, debaixo da aliança do casamento, com a benção Dele, experimentar algo tão grande que gera procriação, que faz você se sentir como Ele se sentiu quando criou você. Deus quer que tenhamos entendimento da intensidade, profundidade e proximidade que se precisa ter com alguém para se chegar a este prazer e intimidade.

“Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1João 3:6) [comentário do autor: Não teve intimidade profunda com Ele.]

Como resumo de todo este entendimento, vemos que o sexo é uma benção criada por Deus, também para nos dar prazer, que deve ser feito debaixo da aliança do casamento somente entre um homem e uma mulher, e, ainda sim, dentro do padrão natural criado por Deus.
Tudo aquilo que está fora deste padrão e vai contra estes princípios não agrada a Deus e nos traz consequências.
Uma vez conhecidas essas verdades, está em nossas mãos, por nosso livre-arbítrio fazermos nossas escolhas.

 

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), como está o seu relacionamento com o Senhor?
Quem ele diz que você é? O sexo e a sexualidade tem sido algo que reflete a vontade de Deus em sua vida?
Se você não conseguiu responder esta pergunta, ou se você reconhece que esta área em sua vida tem exercido domínio sobre você, e suas vontades estão contaminadas e fora do padrão de Deus, quero ajudá-lo(a) em oração para que você possa sair desta condição de escravidão e viver o melhor que o Senhor tem para a sua vida.

“Pai, eu preciso de Ti!
Sei que Tenho andado por caminhos que não te agradam e por isso estou afastado do Senhor.
Reconheço, Senhor, que minha vontade está contaminada, pois tenho me submetido aos desejos da minha alma e minha carne tem exercido domínio sobre mim.
Esta condição, Senhor, tem deturpado a verdadeira identidade que Você me deu, pois sei que o Senhor quer me chamar pelo nome e me reconhecer como filho(a) amado(a) de um modo diferente ao que o mundo e a condição em que eu estou hoje dizem que eu sou.
Por isso, Senhor, eu decido agora abrir mão da minha vontade e dos desejos corrompidos da minha carne para estar diante de Ti em uma condição diferente.
Se tenho feito do sexo um altar de idolatria, quero destroná-lo agora e fazer prevalecer a Sua vontade.
Limpa-me e purifica-me, Senhor, de toda a impureza da perversão que eu permiti entrar na minha vida, reconheço que pequei e estava fora do centro da Sua vontade e por isso quero me reconciliar contigo.
Pai, quero ouvir novamente a sua voz me chamando!
Me ajuda, Senhor, sinalizando em meu espírito, para que sempre que eu estiver fora da Sua vontade eu decida rejeitar o pecado.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

Mais Versículos

“Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.” (Romanos 1:26-27)

“Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.” (Levíticos 18:22)

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas...” (1Coríntios 6:9)

“...não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus.” (Deuteronômios 23:18)

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” (1 Coríntios 6:18)

“...para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina...” (1Timóteo 1:10)

“Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” (Mateus 19:4-6)

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1Coríntios 10:13)

“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” (Salmos 51:2-4)

“Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” (Salmos 51:7-12)

“e havia também sodomitas na terra: fizeram conforme todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.” (1 Reis 14:24)

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no transbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” (Salmos 32:1-6)

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” (1 Tessalonicenses 4:3)

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem...” (Gálatas 5:19)

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus 13:4)

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:18, 24)

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5:18-19)

“O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.” (1 Coríntios 7:3-4)

“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mateus 5:27-30)

“Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.” (Salmos 24:3-4)

“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.” (Mateus 15:19-20)

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” (Colossenses 3:5-8)

“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1:27)

“O corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. […] Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. […] Pois fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:13b, 18, 20)

“Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:14)

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças.” (Efésios 5:1-4)

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1 Tessalonisenses 4:3-7)