logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre salvação, ganhar ou perdê-la?

Afinal, do que precisamos ser salvos?
A palavra de Deus nos ensina, no livro de Gênesis, que a morte entrou na humanidade como fruto do pecado de Adão e Eva.

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus;
e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela
viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da
presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe Onde estás?”
(Gênesis 3:7-9)

Quando Adão e Eva pecaram, deram a Satanás o direito de senhorio sobre todas as pessoas que viriam a partir deles. [Veja: O que aprendi com a Bíblia sobre maldição hereditária? - Pg. 115]
Como consequência deste pecado, eles foram separados de Deus, estavam mortos espiritualmente, seus espíritos não tinham mais conhecimento de Deus; naquele momento, suas almas foram contaminadas em seu emocional e cada um de nós nasceu com esta contaminação: a humanidade recebeu a semente do pecado como herança de Adão e Eva. O pecado original abriu as portas para que as pessoas nascessem com a marca deste pecado e dos frutos da carne, e estes frutos geram pecados pessoais, por isso estamos fadados ao inferno e a morte eterna que é a separação total de Deus.
Deus é vida e a morte eterna está relacionada com a ausência completa de vida de Deus em nós, o que nos faz viver em um vazio existencial.

Bem, e o que é esta morte que entrou através do pecado? [Veja: O que aprendi com a Bíblia sobre a morte? - Pg. 131]
Para entendermos sobre a morte, precisamos primeiro discernir melhor o que é a vida.
O plano original de Deus era que o homem tivesse a vida eterna, porém, ao desobedecer a Deus, dando ouvidos a Satanás, o homem adquiriu consciência do bem e do mal e perdeu o direito à vida eterna; ele foi desligado da videira, de Deus, fonte da vida.

“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:22-24)

Mesmo com a desobediência do homem, o Senhor por seu imenso amor e misericórdia, ainda sim nos providenciou uma solução para sermos religados a Ele e sermos vivificados novamente.
Deus enviou Jesus, seu filho para morrer em nosso lugar, purificando-nos com Seu sangue.
No início, Jesus estava com Deus e era Deus (João 1:1-14). Ele é Deus que se fez homem, deixou a sua glória e assumindo a forma de servo em humildade e obediência, até morrer na cruz para nos salvar (Filipenses 2:5-11).

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus [...] E o Verbo se fez carne e habitou
entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:1,2,14)

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11)

Reconhecê-lo como Senhor e Salvador por Sua vida, morte e ressurreição sem pecado é o único caminho, verdade e vida que nos leva novamente ao Pai. Por Ele, Jesus, somos religados, enxertados novamente na Videira, fonte da vida, e ganhamos novamente a vida eterna.

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3-4)

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
Nosso corpo morre, é pó da terra, mas nossa alma e espírito não, por isso todos os que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, reconhecendo que é pecador e que o Cristo morreu no seu lugar, perdoando seus pecados, é salvo do inferno, perdição e morte eterna, para viver a eternidade com Deus.
Então, onde você escolhe passar a eternidade?

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura;
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1 João 1:7)

“...mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo [...] assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.” (Hebreus 9:26-28)

O Senhor também nos adverte que se continuarmos na prática do pecado, que é um forte sinal de que estamos afastados de Deus, podemos sim perder nossa salvação.
Quando nos voltamos para nós mesmos, para um egocentrismo da nossa carne, literalmente abrimos mão e abandonamos o relacionamento com o Senhor, deixamos de lado a comunhão ao invés de termos o Pai como o princípio maior de nossa vida.

“Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmos 51:11)

“Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, 
e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” (João 15:6)

“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
(Apocalipse 21:8)

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 22:15)

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9-10)

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades,
porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

Em resumo:
1) Antes do pecado do homem, tínhamos uma vida eterna, pois estávamos ligados a Deus.
2) Quando o homem pecou, desobedecendo a Deus, a morte entrou na humanidade e perdemos a vida eterna, pois fomos desligados da videira, fonte da vida.
3) Por Sua misericórdia e amor, Deus, ainda assim, providenciou uma solução para sermos religados a Ele: enviou Jesus Cristo, que nasceu, viveu e morreu sem pecado algum, foi ao inferno, mas a morte não pôde retê-lo, e, ao terceiro dia, ressuscitou, trazendo em suas mãos as chaves do inferno, para que todo aquele que Nele crer e reconhecê-Lo como Senhor e Salvador de sua vida, seja Salvo e possa ser religado a Deus.
4) Uma vez salvos da morte, podemos sim, perder a salvação se abrirmos mão do nosso relacionamento com Deus assim como fez Adão e Eva, que decidiram viver para si mesmos. Estar no pecado é a consequência do rompimento da aliança que fizemos com Cristo.

Veja este exemplo: você compra uma passagem de avião para sua viagem de férias. Você tem o direito garantido para o seu embarque pois ela foi comprada, por você ou de quem você ganhou a passagem, porém se você rasgar, perder o horário do voo, queimar ou inutilizar sua passagem, você a perde.
De igual modo, a passagem para uma vida eterna com Deus foi comprada pelo alto preço do sangue de Jesus, porém, de igual modo, você pode perdê-la, dando espaço ao pecado em sua vida.
Por isso, esteja vigilante, fique atento ao relógio e não perca o seu voo, o comandante não se atrasa.

“Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu,
nem o Filho, senão só o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai;
porque não sabeis quando será o tempo.”
(Marcos 13:32-33)

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.”
(Mateus 24:42-44)

Somente é possível termos a nossa Salvação através de Jesus Cristo:

“Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam:
Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.”
(João 6:14).

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”
(Atos 4:12).

O único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5), Ele é o autor de nossa eterna salvação.

“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação
para todos os que lhe obedecem”. (Hebreus 5:9)

“Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores.” (1 Timóteo 1:15)

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17)

Amado(a), o maior interessado em nossa salvação é o Senhor, que tem como propósito inicial ter um relacionamento de amor com cada um de nós, porém este relacionamento de amor é sempre livre, nunca pode ser obrigatório, nós escolhemos se manteremos ou não um relacionamento com Ele.
Quando declaramos independência de Deus, e nos afastamos Dele assim como nossos pais Adão e Eva, estamos em escravidão com o pecado, porém em Cristo temos uma recuperação deste relacionamento onde Ele nos salva das mãos do diabo e reestabelece este relacionamento que foi rompido.
A decisão está em nossas mãos!

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você por algum motivo se afastou do Senhor em sua caminhada e quer se reconciliar com Ele, ou então você quer verdadeiramente reconhecer Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador da sua vida e quer declarar isso para fazer parte do corpo de Cristo, faça esta oração comigo.

“Pai, reconheço que sou pecador e que por isso estive afastado de Ti.
Quero te pedir perdão, Senhor, de cada um dos meus pecados.
Creio que Jesus Cristo é Filho de Deus que veio entre nós, foi crucificado, ressuscitou e por isso ele pagou o preço pelo meu pecado para uma nova aliança Contigo.
Declaro, com a minha boca e com verdade em meu coração, que aceito Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador da minha vida.
Rejeito todos os deuses estranhos, ídolos ou entidades aos quais eu servi até este momento e declaro que agora sou coberto pelo Sangue de Jesus que morreu pelos meus pecados.
Escreva o meu nome no livro da vida, onde ninguém jamais poderá apagá-lo.
Obrigado, Pai, pois a partir de hoje não sou mais órfão, o Senhor me recebe como filho e seu herdeiro por Cristo.
Eu te agradeço, Senhor, e oro em nome de Jesus.
Amém.”

Mais Versículos

“Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus,
e serão salvos, você e os de sua casa.”
(Atos 16:30-31)

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados;
e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37-38)

“Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração;
isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:8-10)

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida,
e poucos são os que a encontram.” (Mateus 7:13-14)

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”
(Atos 4:12)

“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”
(Lucas 19:10)

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês,
é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
(Efésios 2:8-9)

“Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que,
por meio dele, se aproximam de Deus,
pois vive sempre para interceder por eles.”
(Hebreus 7:25)

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus
é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
(Romanos 6:23)

“Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
(Mateus 1:21)

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome,
deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus...”
(João 1:12)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(João 3:16)
“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que
me enviou tem a vida eterna e não será condenado,
mas já passou da morte para a vida.”
(João 5:24)

“Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão;
ninguém as poderá arrancar da minha mão.”
(João 10:28)

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”
(João 17:3)

“Não temas; eu sou (Jesus) o primeiro e o último e aquele que vive;
estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos
e tenho as chaves da morte e do inferno.”
(Apocalipse 1:17-18)

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades,
porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse,
que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
(Gálatas 5:19-21)

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros,
nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões,
nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes,
nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(1 Coríntios 6:9-10)

“E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27)

“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
(Apocalipse 22:15)