logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre o orgulho?

O orgulhoso declara: “eu sou autossuficiente, não preciso de ajuda, faço por minhas próprias mãos”.
Altivez, arrogância, soberba, egoísmo, avareza, blasfêmia, desobediência, ingratidão, são algumas atitudes que procedem do orgulho.
O pecado do orgulho entrou no homem lá no Éden, quando Adão e Eva pecaram dando ouvidos a Satanás.
Em Gênesis 3:1-7, vemos que Deus alerta Adão e Eva de que se eles comessem do fruto, seus olhos seriam abertos e eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal, e morreriam.
Quando Eva dá ouvidos a Satanás, em Gênesis 3:4 e 6, é como se ela dissesse: “posso ser como Deus, serei autossuficiente”. Eles sabiam que seus olhos seriam abertos, mas confiaram em Satanás e achavam que não morreriam.

“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. [...] Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gênesis 3:4 e 6)

A queda de Satanás aconteceu por conta de seu orgulho e arrogância, quando ele decidiu que queria se assentar em um trono que fosse acima do de Deus (Isaías 14:12-15; Ezequiel 28:15; I Timóteo 3:6). Isso transformou Lúcifer, um querubim ungido de Deus, o próprio modelo de perfeita beleza, cheio de sabedoria e de perfeição, como diz em Ezequiel 28:12, no diabo, em Satanás, o pai da mentira, aquele para qual o próprio inferno foi criado João 8:44, Mateus 25:41.

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” (Isaías 14:12-15)

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” (Ezequiel 28:15)

“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.” (1 Timóteo 3:6)

“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.” (Ezequiel 28:12)

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos...” (Mateus 25:41)

Seu principal objetivo, hoje, é frustrar os planos de Deus para a sua criação.
Deus odeia e é contra o orgulho (Provérbios 8:13, 1 Pedro 5:5-6), e este pecado nos afasta Dele (Salmo 10:4).

“O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Provérbios 8:13)

“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte...” (1 Pedro 5:5-6)

“Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.” (Salmos 10:4)

O orgulho traz consequências como a destruição e a queda (Provérbios 16:18), mas a humildade produz honra (Provérbios 29:23).

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.” (Provérbios 16:18-19)

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” (Provérbios 29:23)

Quando nós verdadeiramente entregamos nossa vida a Deus e declaramos que nos submetemos às suas vontades, Ele é o nosso provedor. Passamos para as mãos Dele o controle de nossas vidas, por isso não podemos pegar para nós o crédito por algo que Deus realizou, nada do que realizamos seria possível se Deus não nos capacitasse e nos desse sustento. Por isso, toda honra e glória são Dele e para Ele.
Não há nada, nenhuma obra que possamos fazer por nossas mãos para sermos merecedores ou mais reconhecidos por Deus do que outras pessoas, pois, por sua graça e misericórdia, Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós, pelos nossos pecados e recebemos o perdão pela Graça imerecida, ou seja de graça, sem precisar fazer obra alguma, para que ninguém se glorie:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9)

Deus procura em nós um espírito humilde, quebrantado. E Ele declara, em Mateus 5:3, que destes também é o reino dos céus.
Meu amado(a), o orgulho é a primeira fortaleza que entrou em nosso coração e que herdamos pela nossa descendência de Adão e Eva, e é a pedra mais difícil de tirarmos do nosso coração. É por ela, quando retirada, que damos acesso ao sangue de Jesus para irrigar nosso coração e começarmos a ser tratados em nossas feridas.
Destrua esta fortaleza que Satanás construiu em sua vida e permita que Jesus entre.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você reconhece que tem sido orgulhoso(a) em suas atitudes diante de Deus, porque você toma decisões em sua vida sem consultá-Lo, se mostrando autossuficiente, que não depende de ninguém e que é pelo seu esforço que as coisas tem que acontecer, quero ajudá-lo(a) em oração para apresentar esta condição diante do Senhor para que, neste momento, você possa decidir depender Dele em sua vida.
Entregue nas mãos de Deus suas decisões e busque em oração as respostas para cada área da sua vida.

“Pai, reconheço que preciso de Você no comando da minha vida.
Até agora eu quis estar no controle das situações e tenho estado cego(a) para as direções que o Senhor tem para a minha vida.
Reconheço que meu orgulho tem me tornado soberbo(a), avarento(a), desobediente e ingrato(a) para contigo e por isso estou longe do Senhor.
Retira, Senhor, de sobre mim esta capa de arrogância que tem me afastado de Ti.
Quero voltar aos Teus caminhos e ser totalmente dependente do Senhor, nada do que eu faça me faz merecedor(a) ou mais reconhecido por Ti do que outras pessoas.
Pai, eu decido mudar de atitude agora, me posicionando com um filho(a) que é submisso e humilde às suas direções.
Obrigado, Senhor, pelo seu amor, pela minha vida e por me receber de volta.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.” (1 Samuel 2:3)

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19)

“Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; procede com indignação e arrogância.” (Provérbios 21:24)

“Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” (Provérbios 25:27)

“Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.” (Eclesiastes 7:8)

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas...” (Jeremias 9:23)

“Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Isaías 2:11) “Levantar-me-ei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos; exterminarei de Babilônia o nome e os sobreviventes, os descendentes e a posteridade, diz o SENHOR.” (Isaías 14:22)

“A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?” (Obadias 1:3)

“Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:4)

“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12)

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:21-23)

“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18:14)

“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.” (1 Coríntios 3:18) “Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós.” (2 Coríntios 10:13)

“Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.” (Gálatas 6:3)

“Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas...” (1 Timóteo 6:3-4)

“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

“...pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...” (2 Timóteo 3:2)

“...porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1 João 2:16)