logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre legalidade?

No início, Deus nos deu autoridade para ter domínio sobre TODA A SUA CRIAÇÃO.

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.” (Gênesis 1:28-30)

Quando Adão pecou, dando ouvidos a Satanás, ele passou para as suas mãos o domínio deste mundo, bem como o direito legal de atuar sobre a vida do homem e toda a sua descendência.

“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gênesis 3:4-6)

Vemos claramente esta legitimidade de Satanás para ação no mundo em Lucas 4:6-7 no momento em que Jesus está sendo tentado Satanás diz: “Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar.”.
Imagine a seguinte situação: você é proprietário de um imóvel. Quando você o aluga, é feito um contrato com o inquilino onde ele tem o direito legal de habitar no imóvel conforme as regras que regem este contrato.
Caso este inquilino não cumpra as regras deste contrato, você pode requerer de volta seu imóvel por quebra de contrato e o inquilino é obrigado a sair do imóvel. Caso ele ainda assim não queira sair, você entra com uma ordem de despejo para tomar posse novamente do seu imóvel. Tendo em mãos esta ordem de despejo você tem autoridade para expulsá-lo.
Traduzindo: Quando você aceita Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, você é religado novamente a Deus e se torna propriedade Dele: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:20), e você é feito templo do Espírito Santo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). No instante em que você peca, é aberta uma brecha em sua vida, onde você dá acesso ao inimigo, passando para as mãos de Satanás e seus demônio o direito legal de atuar em sua vida nesta área de pecado.

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigeem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.”
(Efésios 4:26-27)

Lembre-se, a bíblia nos diz que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
Quando nós pedimos perdão a Deus e renunciamos a estes pecados em nome de Jesus, que é nosso único Senhor e Salvador, nós estamos fechando a brecha deste pecado, e em nome de Jesus, podemos cancelar o acesso do inimigo à área em que pecamos, tomando posse novamente de nosso templo, tirando das mãos de Satanás o direito legal de atuação sobre nós e entregando este direito a Jesus.
Lembre-se, a porta de entrada para esta atuação de Satanás sobre nossas vidas vem através do pecado, por isso precisamos entender este princípio de que o pecado gera a legalidade.
Não estamos livres de errarmos, as falhas ainda fazem parte do nosso dia a dia, como João mesmo diz em 1 João 1:8, aquele que diz que não peca, já está pecando, por isso, devemos olhar e avaliar nossos passos diariamente e nos arrepender se estivermos fora dos princípios da palavra e do que Jesus nos ensinou.

“Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus,
ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.
Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.”
(1 João 1:8-10)

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”
(Salmos 139:23, 24)

Um exemplo muito claro que vemos na Bíblia sobre o cuidado que devemos ter para que o diabo não tome espaço em nosso coração é o caso de Anania e Safira em Atos 5 onde, frente ao pecado da hipocrisia, Pedro fala a Ananias que Satanás encheu o coração deles.

“Então Pedro disse a Ananias:
— Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? 4Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos — mentiu para Deus!” (Atos 5:3,4 - NTLH)

Meu irmão(ã), se você reconhece que tem dado legalidade ao diabo em alguma área da sua vida e quer decidir agora fechar esta brecha aberta que permite ao inimigo de atuar em sua vida, me acompanhe nesta oração.

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

“Senhor, venho diante de ti reconhecer que sou pecador e que preciso fechar esta brecha que está aberta em minha vida.
Permiti que a minha vontade e os desejos da minha carne prevalecessem sobre a Sua vontade, por isso eu Te peço perdão, Pai.
Me perdoa, Senhor, pelos pecados que tenho cometido (fale claramente a Deus cada um dos pecados que você se arrepende), estou arrependido e quero me reconciliar Contigo pois estes pecados me afastaram de Ti.
Aplica, Pai, o poder do Sangue de Jesus sobre a minha vida para rasgar este escrito de dívida e fechar esta brecha que está aberta.
Satanás não tem mais o direito legal de me acusar destes pecados, e sei que preciso estar vigilante para sair desta situação juntamente contigo Senhor.
Obrigado Pai, pelo seu imenso amor por mim e por me resgatar do império das trevas e me transportar para o reino do seu Filho amado.
Eu oro em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3)

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1João 3:8) “Os estultos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, serão afligidos.” (Salmos 107:17)

“Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego...” (Romanos 2:9,10)

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus...” (Romanos 3:23)

“Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.” (1 Coríntios 15:21)

“Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” (João 5:14)