logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre identidade, quem nós somos em Cristo?

Deus nos mostra em Gênesis 1:27, que fomos criados a sua imagem e semelhança, e em Jeremias 1:5, que mesmo antes de sermos formados no ventre de nossa mãe, Ele nos conhecia.

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”  (Gênesis 1:27)

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1:5)

Deus Pai nos fala, ainda em Salmos 139:13-16, que não fomos gerados meramente ao acaso, ou simplesmente por um descuido de nossos pais biológicos. Ele nos planejou, nos amou primeiro, desejou e escreveu os nossos dias em Seu livro, cada um deles escrito e determinado, mesmo quando nenhum deles havia ainda.

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Salmos 139:13-16)

Muitas pessoas falam “eu também sou filho(a) de Deus”. Porém, quando conhecemos, entendemos e discernimos a palavra, vemos que por conta do pecado do homem, Adão, por ter acreditado e dado ouvidos ao diabo, ele e toda a sua descendência, que inicialmente estavam ligados diretamente a Deus, até hoje estão separados do seu criador. Mas, nosso Pai, por sua misericórdia e amor, enviou o seu filho, Jesus Cristo, que veio ao mundo, viveu e morreu sem pecado, para morrer por nós, pelos nossos pecados, para que todo aquele que Nele crer e confessar com a sua boca e em verdade no coração Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, seja perdoado de seus pecados e possa ser religado, enxertado novamente em Deus através de uma nova aliança por Cristo, tornando-se, assim, filho(a) de Deus.
Para os demais, Deus continua sendo somente o seu criador.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não
podem fazer coisa alguma.”
(João 15:5)

A palavra nos garante que, ao recebermos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, não somos mais servos, ganhamos o direito de nos tornarmos filhos, e se somos filhos somos herdeiros de Deus por Cristo, por isso temos direito de herança.

“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho,  és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4:7)

Se você verdadeiramente aceitou a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e Ele, a Palavra, o Verbo Vivo habita dentro de você, pois você é templo do Espírito Santo, você é Filho e por isso não tem como o pecado coabitar, habitar junto com Jesus ocupando o mesmo lugar dentro de você.
Ou você dá lugar ao Verbo Vivo, Jesus, ou dá lugar ao pecado.
Pense um minuto em todas as áreas da sua vida... Eu te pergunto: quem ocupa o lugar nestas áreas, o Senhor ou o pecado?
Para cada uma destas escolhas, Deus nos mostra claramente as suas consequências.
Quero compartilhar com você um pensamento muito interessante sobre identidade que meu querido amigo e pastor Jorge Guerra sempre ministra em seus seminários de sexualidade:
“Antes de Adão e Eva pecarem, eles estavam enxertados em Deus, mas quando eles pecaram, foram separados de Deus, tanto que Deus pergunta para Adão, onde você está Adão que eu não te vejo, é claro que Deus sabia onde estava Adão, Deus não estava testando Adão, Deus estava perguntando, ‘Adão, onde você está, porque não vejo mais você em mim’.
Antes de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Adão acreditou em Satanás, não em Deus.
Adão via, segundo Deus, alí no Eden ele tinha o direito, permissão, e podia fazer de tudo, qualquer coisa, pois ele já era filho de Deus, ele não precisava fazer alguma coisa para ser filho. Porém, quando ele acreditou na mentira do diabo, ou seja, ele deixou de crer em Deus, crer que já era filho, e creu em Satanás, ele teve que comer de um fruto do conhecimento do bem e do mal para ser alguma coisa, ou seja, ser autossuficiente.
Adão, quando cria em Deus, vivia de uma forma, pois, quando ele se revestia da glória de Deus, não se via nu (Gênesis 2:25): “E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”. Mas quando ele creu em Satanás, ele passou a viver segundo o sistema deste mundo, passou a ter o conhecimento do bem e do mal, ser autossuficiente e se viu nu, foi despido da glória de Deus.
O maior pecado do ser humano é não crer.
Quando lidamos com questões de sexualidade, encontramos pessoas com uma identidade deturpada, pois acreditam que sua identidade é definida segundo o que tem praticado, e não segundo quem Deus diz que ela é.
Complicou um pouquinho, não é? então vamos traduzir com um exemplo prático.
Uma pessoa que um dia foi alcoólatra e deixou o vício, hoje não pode mais ser chamada de alcoólatra, mas na época em que ela estava com este mau hábito, sim, ela estava nessa condição. Era uma condição em que ela se encontrava, junto a algo que fazia mal para ela. Definitivamente não era o melhor do que Deus queria e tinha para ela. Mas, hoje, ela não está mais bebendo, pois, entendeu que só porque aquilo lhe dava prazer não significava que era bom para ela, mas, sim, a estava matando, por isso esta pessoa rejeitou aquilo que estava a destruindo. Sendo assim, agora ela não pode mais ser chamada de alcoólatra.
Muitos acreditam que aquilo que fazemos é que determina quem nós somos. Isso é mentira de diabo! O que fazemos determina a condição em que estamos.
Não é o que você faz que define a sua identidade, mas, sim, a sua identidade em Deus que determina e guia o que você faz.”

Para mim este é um pensamento que ilustra claramente a maneira como Satanás quer deturpar a nossa identidade e corromper a criação, os filhos de Deus.
Você é aquilo que Deus diz que você é, e não é o que a condição em que você está determina, porém, a condição em que você está guia o que você faz.
Só porque você gosta de algo não significa que você é aquilo que você gosta.
Nem tudo o que fazemos só porque é gostoso e prazerozo é bom para nós e Deus deixa isso bem claro em sua palavra. [Veja: “O que aprendi com a Bíblia sobre o pecado? - Pg. 155” e “O que aprendi com a Bíblia sobre sexo e sexualidade? - Pg. 203”]
Deus tem o melhor para nós e Nele encontramos tudo o que é bom, perfeito e agradável para nossas vidas.
Se estamos em Jesus, então temos uma identidade, somos filhos(as) de Deus, não precisamos fazer mais nada, simplesmente somos, e se somos filhos(as) fazemos o que vemos nosso pai fazer, assim como Jesus.

“Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.” (João 5:19)

Meu irmão, minha irmã, você não precisa provar para o mundo quem você é, você já foi criado(a) com uma identidade estabelecida por Deus, basta observar se você está nela ou não.
Não permita que o mundo nem Satanás deturpe ou contamine a sua verdadeira identidade de Filho(a) de Deus.
Por isso eu te pergunto.
Qual a sua identidade?

SUGESTÃO DE ORAÇÃO

Meu amado(a), se você aceitou a Jesus como único Senhor e Salvador de sua vida, então você passou da condição de servo para filho(a) amado(a), que foi adotado(a) por Deus através da aliança com Cristo; mas, se devido ao pecado que te afastou de Deus você não consegue se enxergar como filho(a) de Deus, ou mesmo se você ainda entregou a sua vida a Jesus e você quer se reconciliar com Deus para ser retirado do império das trevas e ser transportado para o Reino do Filho do Amor de Deus, quero convidá-lo(a) a me acompanhar nesta oração.

“Pai, em nome de Jesus, quero agradece-Lo pelo seu imenso amor pela minha vida.
Reconheço que sou pecador e que tenho andado por caminhos que não te agradam, por isso quero pedir perdão para cada um dos pecados que tem me afastado de Ti. (Diga ao Senhor cada um dos seus pecados)
Eu recebo o seu perdão, Pai, e quero agora decidir por Ti, eu abro mão dos desejos da minha carne, e declaro Jesus como Senhor e Salvador da minha da vida. Quero me reconciliar contigo nesta nova aliança com Jesus.
Pai, eu tomo posse da verdade que está em sua palavra e me apresento diante de Você como Filho(a).
Quero, Senhor, que minha vida seja transformada, por isso sempre que eu pensar ou sair dos Seus caminhos, incomoda o coração para eu corrigir a minha rota, reconhecer em humildade que errei e volte aos seus caminhos.
Eu oro e te agradeço em nome de Jesus.
Amém.”

MAIS VERSÍCULOS

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.”
(1 João 5:1)

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.”
(1 João 5:18,19)

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome,
deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”
(João 1:12)

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:19,20)

“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
(1 João 3:1-3)

“pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de
Abraão e herdeiros segundo a promessa.” (Gálatas 3:27-29)
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que,
segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
(1 Pedro 1:3)

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”
(1 Pedro 1:23)

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos. Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:19-20)

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado,
então vocês também serão manifestados com ele em glória.”
(Colossenses 3:1-4)

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos
filhos de Deus.” (Romanos 8:16)

“Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos,
por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,”
(Efésios 1:5)

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.
As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
(2 Coríntios 5:17)
“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
Garanto a vocês que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus.”
(Lucas 9:23-27)

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus,
e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que,
quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele,
pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”
(1 João 3:1-3)

“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.”
(Gálatas 4:4-5)

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”
(1 Coríntios 12:27)

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.”
(João 15:15)
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem,
criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade
provenientes da verdade.” (Efésios 4:22-24)

“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.”
(Romanos 8:14-15)

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome,
deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram
por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade
de algum homem, mas nasceram de Deus.”
(João 1:12-13)

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu:
sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!
Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.”
(1 João 3:1)

“Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: “Deixem vir a mim as
crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que
são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o
Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”
(Lucas 18:16-17)