logo defenda sua fe

O que aprendi com a Bíblia sobre graça?

Graça é o favor imerecido que Deus nos concedeu por meio da obra de Jesus Cristo na Cruz, por meio do Seu Amor.
A graça de Deus é baseada no trabalho de Jesus, não no nosso. A única maneira de perdermos essa graça é acreditarmos que podemos ganhar mérito e ser salvo através de nossa obediência e boas obras.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

Cuidado, pois, achar que é pelos seus esforços e obediência que você recebe as bênçãos de Deus é farisaísmo, isto é, confiar em si mesmo e em sua bondade.
Graça de Deus significa viver as coisas boas que não merecemos por sermos pecadores, como, por exemplo, saúde, proteção, unção, sucesso e vida mais abundante,entenda, a graça nos devolve a comunhão com Deus, nos faz filhos de Deus, nos justifica do pecado e traz a ressurreição do nosso espírito, nos tira da escuridão do pecado e do domínio e senhorio do diabo.
Por consequência do pecado, que trazemos como herança de Adão, não somos merecedores da salvação, e a palavra nos mostra que não é por obras que conseguiremos a salvação, mas, se confessarmos nossos pecados e aceitarmos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, Deus, por sua bondade, misericórdia e amor, nos concede, “gratuitamente”, a Salvação.
Neemias 9:31, nos mostra que a graça de Deus é a nossa esperança.

“Contudo pela tua grande misericórdia não os destruíste de todo, nem os abandonaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.” (Neemias 9:31)

Não há nada que possamos fazer por nossas mãos para tentar alcançar a Salvação, somente o preço que Jesus pagou na Cruz basta. Seu sangue derramado é suficiente para cobrir nossos pecados, este é o preço que foi pago pela nossa Salvação, e quem pagou foi Jesus, não nós. Por isso, é uma benção imerecida que recebemos, não precisamos fazer nada.

“Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” (Tito 2:11)

Todas as religiões de uma forma ou de outra enfatizam uma lista de ordenanças que deveríamos fazer e cumprir para que pudessemos nos achegar a Deus, ou seja, é o homem trabalhando para alcançar a Deus através de suas obras.
A proposta da graça e do evangelho é a via contrária de todo este sistema religioso que tenta abrir um caminho para se achegar a Deus; a graça é Deus assumindo o preço deste caminho, deixando a Sua glória para se diminuir e pagar o preço pelos pecados para se achegar ao homem.
É interessante observarmos que, mesmo antes da queda do homem por conta do pecado, Deus providenciou o Cordeiro para a nossa Salvação, “que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8), implantando assim a Graça.
Na primeira revelação escrita da promessa de um Salvador, Gênesis 3:15, o Senhor já nos apontava o Messias, que, em Sua primeira vinda, foi dado como sendo o “Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo” (João 1:29).

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
(Gênesis 3:15)

Concluímos, então, que a morte de cada cordeirinho, no Antigo Testamento, era um sinal que apontava para o sacrifício de Jesus, e, desse modo os que morreram antes de Jesus, foram salvos pela fé e obra que representava o Salvador que havia de vir.
Quando exercemos nossa Fé no sacrifício de Jesus, a Graça é manifestada.
Glórias ao nosso Redentor, Senhor e Salvador Jesus Cristo que vive!

MAIS VERSÍCULOS

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra;
não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.”
(Salmos 84:11)

“Mas pela graça de Deus sou o que sou.”
(1 Coríntios 15:10)

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.
Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai,
cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)
“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.”
(2 Timóteo 2:1)

“E a cada um de nós foi concedida a graça,
conforme a medida repartida por Cristo.”
(Efésios 4:7)

“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”
(2 Coríntios 12:9)

“...sendo justificados gratuitamente por sua graça,
por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”
(Romanos 3:24)

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança,
a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:16)

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.”
(Romanos 6:14-18)